Privacidade Mais Subscribe
Infecção por candidíase Existem muitos tipos de fungos que vivem no corpo humano. Um tipo chama-se candida. É um tipo de levedura que normalmente vive em pequenas quantidades em lugares como a boca, barriga ou na pele. Normalmente, não causa problemas. Mas quando o ambiente está certo, a levedura pode se multiplicar e crescer fora de controle.
A infecção que causa é chamada candidíase, que tem vários tipos diferentes. A maioria pode ser facilmente tratada com medicamentos sem receita médica ou prescritos.
EspéciesCandida é o fungo mais comum que infecta pessoas.
A lista completa de espécies de candida que podem infectar pessoas é longa. Mas nove em cada dez vezes, se você tiver candidíase, ela será causada por uma dessas cinco espécies:
Candida albicansCandida glabrataCandida tropicalsCandida parapsilosisCandida kruseiCandida albicanscausa mais da metade de todas as infecções por candida. Mas as infecções com outras espécies estão em ascensão. Eles também podem ser mais difíceis para os médicos de tratar. Além desses cinco, os especialistas também estão de olho na Candida auris, que é uma ameaça crescente à saúde.
Sintomas de candidíasesSeu corpo normalmente hospeda uma população natural de candida. Mas quando cresce demais e se transforma em uma infecção fúngica, você pode notar sintomas de candidíase, incluindo:
Pele vermelha ou erupção cutânea comichão BlistersManchas brancas que sentem nódulosDor ou úlcerasQueimandoDescargaVocê notará esses sintomas na parte infectada do seu corpo. Seus sintomas também podem variar dependendo de onde o candida está crescendo e que tipo de infecção é.
Candidíase CausasCandidíase ocorre quando o fungo que normalmente cresce dentro ou sobre seu corpo começa a crescer demais. É mais provável quando você tem um desequilíbrio de bactérias ou outros micróbios. As causas de um desequilíbrio que leva à candidíase podem incluir:
StressDiabetes que não é tratada ou mal controlada Um sistema imunológico fraco ou suprimidoUma dieta com muitos carboidratos simples ou refinados, leveduras ou açúcaresTomar certos medicamentos, incluindo antibióticos, esteróides, hormônios ou pílulas anticoncepcionais
Tipos de Candidíase Os médicos identificam diferentes tipos de candidíase dependendo de onde a infecção fúngica está crescendo. Se o fermento candida se espalhar para a boca e garganta, pode causar uma infecção chamada candidíase oral, ou tordo oral. É mais comum em recém-nascidos, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Você pode ter mais probabilidade de obtê-lo se:
Estão sendo tratados para o câncer Tomar medicamentos como corticosteroides e antibióticos de amplo espectro Usar dentaduras Tem diabetes Sintomas de aftas orais incluem:
Manchas brancas ou amarelas na língua, lábios, gengivas, teto da boca e bochechas internas Vermelhidão ou dor na boca e garganta Cracking nos cantos da boca Dor ao engolir, se espalhar para a garganta Thrush é tratado com medicamentos antifúngicos como clotrimazol, fluconazol e nistatina. Enxaguar a boca com enxaguante bucal de clorexidina (CHX) pode ajudar a prevenir infecções se você tiver um sistema imunológico enfraquecido.
Candidíase vaginalTrês em cada quatro pessoas com vaginas terão pelo menos uma infecção genital por fungos durante a vida. Isso acontece quando muita levedura cresce na vagina. (Homens e homens designados para o sexo masculino ao nascer também podem ter infecções genitais por fungos, mas é muito menos comum.
Uma infecção por fungos geralmente acontece quando o equilíbrio na vagina muda.
Os sintomas incluem:
Comichão extrema na vaginaVermelhidão e inchaço da vagina e vulva (a parte externa dos órgãos genitais femininos)Dor e ardor ao urinar Desconforto durante o sexoUma descarga grossa e branca de “queijo cottage” da vaginaPorque esses sintomas podem ser semelhantes a outras infecções, como vaginose bacteriana (crescimento excessivo bacteriano na vagina) e doenças sexualmente transmissíveis, é importante visitar o seu médico se você estiver experimentando essas infecções.
Na maioria das vezes, um supositório antifúngico sem receita médica, comprimido ou creme eliminará a infecção. O seu médico também pode prescrever uma dose única de um medicamento antifúngico prescrito, como o fluconazol. Informe o seu médico se tiver infecções fúngicas mais de quatro vezes por ano. Eles podem recomendar doses regulares de medicação antifúngica durante vários meses para combater as infecções repetidas.